Educação de qualidade para um futuro de sucesso

Alguma dúvida? Ligue pra gente:

3255-6300 ou (62) 984415007

Hora de dormir… o sono é fundamental para as crianças crescerem saudáveis

17/12/2017

Há algumas décadas era comum criança ir para a cama entre 20h30 e 21h. Também era comum que até mesmo os adultos fossem dormir entre 22h e 23h. Mas a rotina mudou. Trabalhamos até depois das 18h, o trânsito torna o percurso de volta pra casa mais demorado e a refeição noturna é, consequentemente, retardada. Além disso, outros hábitos ocupam parte do tempo que antes era dedicado ao descanso noturno, o capítulo inédito da nova série de televisão, checar os e-mails, responder o whats up. Ao acompanhar esse novo ritual doméstico, as crianças dormem cada vez mais tarde.

As irmãs Anna Sophia de 6 anos  e Gabriela de 2 costumam dormir por volta das 23 horas e acordar as 05h30 para ir à escola. A mãe, Silvana Miquelin, diz que as horas de sono são complementadas com uma soneca de mais ou menos quatro horas e meia à tarde. “Elas acordam mais dispostas e ativas e respondem bem a essa rotina”. E completa: “Quando sai desse ritmo fica complicado, o humor das duas fica variado e não respondem bem”. Silvana admite que não sabe se essa  é uma rotina saudável “… fui descobrindo e adaptando o que seria melhor para todos nós aqui em casa”.

Essa não é uma dúvida só da Silvana, vários pais se perguntam quantas horas de sono uma criança precisa ter? Dormir de dia é o mesmo que dormir à noite? Para responder essa e outras questões o SEGNews foi ouvir a médica pediatra Sônia Solange Alves.

SEGNews- Qual a importância do sono para o desenvolvimento físico da criança?

“O sono é extremamente importante para a criança, pois é durante o sono que acontecem processos neurofisiológicos complexos que determinam a produção de substâncias por exemplo o hormônio do crescimento que estimula o desenvolvimento da massa muscular, promove o alongamento dos ossos, diminuiu o acúmulo de gordura, melhora do desempenho físico e ativa o sistema imunológico”.

SEGNews – Não dormir o suficiente também pode prejudicar o comportamento da criança?

“Sim, ela pode apresentar alterações de humor, como irritação e agressividade, dificuldade de concentração e prejuízo no desempenho escolar”.

SEGNews – Quantas horas de sono uma criança deve ter entre um até os 10 anos de idade?

“O tempo de sono pode variar com a idade, personalidade e dinâmica familiar. Mas em geral, crianças de 1 a 3 anos dormem, entre 12 e 14 horas diárias. Sono noturno consolidado. A tarde dormem entre uma e 2 horas.  Entre 3 a 5 anos são 11 a 12 horas diárias. Em torno dos 4 anos a maioria das crianças já não dormem durante o dia.  Dos 6 aos 12 anos é comum dormir entre 10  e 11 horas. Aqui já é possível perceber a diferença da duração do sono noturno em dias de semana e finais de semana”.

SEGNews -A soneca a tarde é realmente necessária? Se a criança não quer dormir os pais devem insistir? Ou essa soneca depende do ritmo de cada criança? Se a soneca existir ela deve ser de quanto tempo?

“A soneca pode ser necessária, e se acontecer, deve durar de 1 a 2 horas. É soneca. Lembra?! A criança não pode entender a soneca vespertina como punição, chantagem ou gratificação. Se ela não quer dormir, respeitá-la é a melhor forma de demonstrar cuidado. Caso haja dúvidas a respeito, procure respostas pra algumas questões, tais como: a criança dorme bem  durante a  noite? Acorda bem humorada? É Alegre? gosta de brincar? Faz suas atividades diárias? Já conversou sobre o sono dela com o pediatra? Se todas as respostas forem SIM, então fique tranquilo, sua criança está bem, apenas continue observando o sono dela.

SEGNews- Dormir tarde e acordar tarde, mesmo respeitando a quantidade de horas necessárias para o descanso, também é prejudicial?  Por quê?

“É prejudicial, pois a criança entra em um ciclo nocivo a sua saúde visto que ao acordar tarde, há uma desregulação do seu apetite: ela acaba comendo muito em um curto intervalo de tempo. Outro fator que está relacionado intimamente a essa questão, é que não sobra tempo para a prática de atividade física. A criança passa grande parte do seu tempo frente a  TV ou aos jogos eletrônicos, os quais causam uma excitação cerebral, contribuindo para que ela vá dormir tarde, favorecendo a criação e a manutenção de hábitos não saudáveis”.

SEGNews- Existem alimentos que devem ser evitados à noite?

“Sim, os principais são: refrigerantes, chocolates e café. É importante evitar fazer refeições muito tarde e ingerir alimentos de difícil digestão como carnes vermelhas, massas e alimentos  gordurosos”.

SEGNews- Mito ou verdade que a casa deve ficar em silêncio para a criança dormir?

Verdade. O ambiente deve favorecer ao sono reparador. Durante o sono da tarde  o quarto não deve ser escuro. Basta diminuir a luminosidade, para que haja diferenciação do sono durante o dia do sono durante a noite. Deve haver boa ventilação. A noite o ideal é diminuir os ruídos de forma gradativa para que a criança perceba essa mudança desligando os aparelhos eletrônicos. A leitura é uma excelente opção para  esse momento.

SEGNews-É possível reeducar uma criança que se acostumou a dormir tarde?  Quais as dicas para conseguir essa mudança de comportamento?

“É possível e necessário. Essa nova adaptação não deve acontecer de forma abrupta. Por exemplo, uma criança que dorme entre uma e duas horas da manhã e acorda 11h. Os pais devem passar a acordá-la 10h30 durante uma primeira semana. Na seguinte as 10h e assim sucessivamente até atingir o horário desejável para acordar que é entre 7h30 a 8h. Ela, naturalmente, sentirá sono mais cedo, principalmente se o ambiente estiver mais silencioso e a alimentação noturna for leve. Isso fará com que o cérebro se adapte com novos horários de uma forma saudável”.

Outras

Ver todas as notícias